top of page

Meia Maratona Internacional Uninter Florianópolis

Esse ano não havíamos planejado nenhuma participação em prova de 21k, mas quis o destino que sim. Sempre que aparece um evento sobre corrida, July e Junior estarão lá. No dia 29/07 teve um workshop de Corrida de Rua na Decathlon ministrado pelo Prof. Cristiano da CBS Running e junto sorteios para algumas corridas e dentre eles 21k em Floripa, para nossa alegria o Junior foi sorteado. Ele gosta de provas mais longas de 10, 15 e 16, a nossa única de 21k foi em 2016 e corremos juntos, na ocasião estava treinando na CBS e nos sentimos muito bem.


Workshop de Corrida de Rua na Decathlon ministrado pelo Prof. Cristiano da CBS

Agora com 3 meses para treinar, ficar em forma e tentar melhorar o resultado do ano passado que foi de 02:04, não poderia perder tempo, ganhamos também as planilhas de treinos com o Professor João Paulo (JP Personal), então sem desculpas.


Treino de 21k não é nenhum bicho de 7 cabeças, dependendo do objetivo para essa distância a recomendação é não furar os dias de treino, fazer os longos, os treinos de tiros, fortalecimento e o psicológico precisa estar conectado a tudo.


Na noite anterior dia 18/11 participei da Unimed Joinville, e o Junior ficou de “molho” filmando o evento pois os 21k seria na manhã seguinte. Saímos da Corrida Unimed por volta da 23:45 e fomos dormir umas 00:40, para levantar as 2:15. Em resumo dormimos menos de duas horas, parece pouco né? Mas logo o Junior explica que não.


Café da madrugada


A saída de Joinville foi pontual as 3:30, e junto nessa aventura foi o Cristian Nones que iria estrear nos 21k, e o JP Personal que foi para ver se o treinamento passado daria um resultado esperado ou seja, 1:50h para os 21 km.


Junior, July, JP e Cristian


A viagem foi tranquila e chagando em Floripa por volta das 5:30 largada era as 7, então deu tempo de pegar os Kits com o Professor Cris da CBS, encontrar os amigos e ver como é uma super festa. Aproveitei bastante, pois como havia corrido a noite na Unimed (detalhes no blog) ficaria de staff do marido.



Galerinha que foi participar da corrida


Visão da Prova pela July: Foram 04 largadas distintas, a primeira foi dos deficientes visuais, segunda dos 21K, terceira dos cadeirantes e quarta dos 5 e 10km. Todas muito bem organizadas. O dia estava muito frio, então fomos buscar algo para nos aquecer. Não tinha nenhuma cafeteria aberta por perto, então fomos na tenda do Café Três Corações pedir um cafezinho para aquecer, eles super solícitos nos forneceram café a vontade. Achei muito legal que toda estrutura estava a disposição dos atletas que participaram da corrida, pedimos iogurte na tenda apoiadora do evento, e não nos deram porque não estávamos participando da prova. Achei super justo, até porque algum atleta poderia ficar sem se fosse fornecido aos acompanhantes. Tinha uma feira super legal, com diversos artigos esportivos e com preços super atrativos, muito legal mesmo. Também haviam vários Food Truck no local. O que mais me chamou atenção foram os Staffs retirando os pipocas da prova na reta final. Nada mais justo com quem pagou para usufruir de toda a estrutura. Nunca vi tantos pipocas em uma prova, durante o tempo em que ficamos observando, foram mais de 30 pessoas.


JP, Gika e July na maior animação enquanto aguardava os coleguinhas rssss

Feira de artigos esportivos


Corrida pelo Junior: Não é segredo que tenho um problema no Joelho e do ano passado pra cá a minha lombar está cada dia pior, tento fazer os treinos sem tomar nenhum tipo de remédio, assim quando a dor aumenta eu diminuo a intensidade e vou levando. Mas como no sábado fiquei em pé o dia todo e a noite também acompanhando a maravilha que foi a Unimed Joinville e os amigos do Pernas Solidárias, fui forçado a tomar remédio para dor.

Estratégia eu tinha uma, era acompanhar o Cristian e focar em 1:50 de prova. O clima não poderia ter sido melhor, estava levemente frio, ideal para uma distância de 21k. largamos juntos, mas em pouco tempo o Cristian foi se distanciando pois ele tem um ritmo melhor. Por volta do km 2 eu estava sozinho, mas a meta era a mesma, olho no tempo e que desgraça que é isso, devo ter olhado o relógio umas 300 vezes no mínimo, controlando o “pace”. Até o km 12 fui bem de boa sem dor, sem falta de folego, bem animado, mas depois disso percebi que não conseguia manter o ritmo.




No km 14 foi fogo, diminui muito de 5:02 para 6:30, para tomar Carbogel e isotônico bem gelado, peguei água e joguei na cabeça, pra ver se acordava e lá no km 16 eu já havia quebrado de vez.




Notei que eu passava mais gente do que me passavam, então olhei no relógio e meu pace havia voltado pro meu objetivo, mas oscilava muito, lá pelo km 19 pensei em andar, jogar a toalha, mas daí pensei no pessoal que havia feito a Piracity na semana anterior e com um sol de lascar, lembrei dos amigos que estavam em Curitiba na Maratona, então como é que eu iria parar?



Começou uma briga forte comigo, “cabeça X Corpo X orgulho” mais 2 km pra vencer esse desafio. Lembrei dos treinos de tiros de 1k e pensava: Puxa eu fiz isso, então é fácil, são só dois “tirinhos”. Quem conhece a beira mar tem uns pontos inclinados, então eu ia lá para o outro lado tentar correr onde era mais plano, fui fazendo zig-zag e até um corredor perguntou, tá maluko, e um terceiro disse é joelho e lombar, eu só dei um sorriso amarelo e segui. Mas não posso esquecer do vento contra, que em alguns pontos judiou bastante. Quando vi a placa de 20k olhei o relógio e vi que estava na meta, e mais adiante o JP foi me buscar, sem pressão, apenas disse: Ei vai dar 1:59.. ele foi no meu lado por uns 50 metros e depois fui para a linha de chegada, branco, sem ar, mas foi só cruzar a linha, desacelerar, molhar os pulsos e já estava normal, missão cumprida.




1:49:13, correndo foi uma eternidade, a cabeça pensa mil coisas, o corpo prova mil sensações então lembro que o “pouco” de sono que tivemos a noite depende do que você está fazendo pode durar para sempre.

Correr em Floripa é muito bom, avenidas largas, a polícia realmente fecha o transito, a beira mar é uma delícia, mesmo que a gente olhe pouco para ela, a estrutura a July comentou.




Cristian Nones e Junior

DESTAQUE DA CORRIDA



Destaques da Corrida: A Organização, é uma prova internacional, e fez jus ao título, muito top mesmo. A Corre Brasil entende da coisa, perfeição em quase todos os detalhes.



Pontos Fortes e Pontos Fracos do Evento, lembrando que é a nossa opinião e de alguns amigos que participaram da prova.


Pontos Fortes do Evento:


  • Kits/pré-durante/pós: O kit da prova foi legal camiseta, brinde dos patrocinadores. Durante o percurso, os pontos de hidratação em uma boa distância, pontos com água e também com isotônicos, tudo geladinho. Na chegada dois grandes cochos com muito gelo, para se refrescar uma ótima ideia para a meia de Jlle. Depois o kit frutas, água e isotônicos, então após isso vc recebe a medalha e é orientado a ir para dispersão.

  • Dispersão: Essa área gigante bem organizada, com massagens, food truck, tendas dos apoiadores com iogurte, café, e uma feirinha com artigos para corredores.

  • Circuito: beira mar sem subidas, perfeito, apenas alguns pontos muito inclinados que forçam bem joelho e quadril.



Pontos Fracos do Evento:


Um ponto que achei foi as frutas, estavam todas avulsas, na minha frente tinham 4 pessoas na hora de pegar o kit, e nenhuma pegou maçã sem antes “pegar” em 3 ou 4 até achar uma que lhe agradasse, mão suja, suada, imagina quanta contaminação.

Banheiros: Eram suficientes, porém precisava de local para lavar as mãos uma higienização melhor, depois de um tempo mesmo antes da corrida alguns banheiros eram impossível de entrar, mas enfim.



CUSTO DA CORRIDA

Para essa prova Foi:

Inscrição: Free

Combustível: R$ 80,00

Pedágio: R$ 10,40

Total: R$ 90,40


Resumo: Uma prova internacional, bem estruturada, muito bem organizada do início ao fim. Quem busca fazer uma meia maratona, deve considerar essa prova como uma ótima opção, eu faria novamente sem dúvida.



GALERIA DE FOTOS:





 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page