top of page

Oktoberfest Run - Blumenau 2017

Quando lemos Oktoberfest, só vem uma única imagem na cabeça, diversão e chopp. Mas ainda tem o tal do “Run”, isso mesmo uma corrida de rua em Blumenau com o nome de Oktoberfest Run. Palavras unidas para proporcionar um evento único para nós amantes da vida e da corrida de rua. Nesse espírito e ainda com a data de 08 de outubro, bem no aniversário do Junior, nem passou pela nossa cabeça não participar.



A organização STR fez um ótimo trabalho na divulgação do evento, com chamadas quase que diárias, mostrando aos poucos cada detalhe de super prova. Divulgando patrocinadores, assessorias participantes, medalha, troféu, camisa da prova e diga-se tudo de muito bom gosto.


Imagem no Facebook informando que estavam acabando o prazo para as inscrições


Com todo esse poder da mídia a nossa empolgação só aumentava em querer participar. Quem nos segue, lê nossas publicações vê nossas fotos e vídeos, sabe que participamos em 2014 da Rennen Bier em Blumenau em plena oktoberfest e foi maravilhosa. Fotos abaixo:


Rennen Bier 2014 em Blumenau

Rennen Bier 2014 em Blumenau (Funil de Chopp durante o percurso)

Rennen Bier 2014 em Blumenau (Chegada em estilo "Trenzinho" só alegria)


Com essa super e divertida experiência esperávamos no mínimo a mesma diversão, mas infelizmente não foi bem assim, segue nosso relato.


Acordamos as 3:30 da manhã, é foi cedo mesmo, mas como estava chovendo e ir até Blumenau pela 470 é uma aventura e considerando que muitos festeiros estariam dirigindo no sentido contrário, decidimos ir bem de boa e com atenção total. Tomamos um bom café da manhã, pois a prova era as 8:00hrs então até lá a fome já bate novamente. Saímos as 5:00 e 6:30 bem de boa estávamos em Blumenau. A cidade de “ressaca” meio que dormindo e muitos “Fritz & Fridas” meio que cambaleando pelas calçadas voltando para casa, resultado de uma noite bem divertida. Aquele cheiro típico de chope nas calçadas, misturado com xixi (lógico) e que a água da chuva aos poucos ia lavando, nesse clima chegamos, fomos buscar o Kit e sem surpresas, sem filas, até pelo horário, camisetas no tamanho certo, kit ok.


Entrega dos Kits


Casal Desafio Running na Oktoberfest Run Blumenau


Veio nossa primeira missão, encontrar um banheiro, químico tinham vários, mas após uma noite de Oktober pode imaginar o estrago. Após uma hora e meia de viagem precisávamos de um banheiro, vistoriamos todos mas estavam impossíveis de usar. Era nojento demais, chopp e vomito misturado com “caquinhas”. Felizmente o pessoal da prefeitura estava aos poucos dando um jeito nisso tudo, como são organizados, vão varrendo tudo, limpando, higienizando é uma cidade a se espelhar. O problema foi que começaram a limpeza somente uma hora depois que chegamos.


Encontramos alguns corredores do Grupo Garra, CBS e de muitas assessórias de fora, todos felizes animados. Resolvemos voltar para o carro e esperar um pouco mais até o horário próximo da largada, para aquecer e se preparar.

Por volta das 7:30 encontramos uma galera de Joinville que se preparou com muita animação para essa corrida, todos trajados de Fritz e Frida, muito lindos, os nossos amigos Ale, Jean, Dani, Gika, Elcio, Maria e Carla. Também a Dorca e Gisele do Grupo Garra.



Os Fritz e as Fridas

July, Dorca e Gisele (Grupo Garra)

Me diverti muito com estas duas figuras!!!!


Chuva fina uma temperatura muito boa para correr, o narrador super animado, passando por todos os pontos interagindo com a galera e com muitas selfs, entrevistas, até o Junior falou com o pessoal do “Por Falar de Corrida” de Floripa, estamos gostando dessa coisa, he, he, he. Ah sem esquecer do Willy da dupla Rudi e Willy que foi la animar a galera e participar do “Corimento”.

Ale tietando o Marcelo Locutor he he


No meio de tanta empolgação é anunciado que devido a alguns problemas com a entrega do Chip ocorreria um atraso de 30 minutos para largada, algumas vaias e assim foi.



A corrida:

Ficamos no funil da largada por uns 15 minutos, primeira largada com os 5k e 10k e depois seria a super e divertida largada do pessoal vestido tipicamente de Fritz e Frida. No Funil, fiquei conversando com a divertida Dorca enquanto o Jr ficou na concentração e me orientou a ter muito cuidado na largada, pois observou que havia muita gente nas laterais então todo cuidado seria pouco. Contagem regressiva e lá vamos nós, muito empurra- empurra, desvios, cutucões, mas enfim saímos ilesos e assim começou a nossa jornada pra os 10 km, que no final só tiveram 9760 mts.


Largada dos 2,5 km Fritz e Frida


O circuito foi bem legal, retas, algumas subidinhas e descidas, o clima com a chuva ajudou muito, pois os pontos de hidratação eram apenas 2 e com água quente não ajudaram muito. Infelizmente pelo atraso que ocorreu o transito já estava mais intenso e se tratando de oktoberfest, muitos turistas e motoristas sem paciência e com pouca orientação ou inexistente em vários pontos, a corrida passou a ser de tempo e de muita atenção. Muitos relatos pós prova de briga entre motoristas e corredores, o Junior mesmo discutiu com um “desavisado” que falou: não tem placa nenhuma dizendo que não pode. Teve muita confusão entre alguns participantes quanto ao circuito, muita gente “cortou” caminho, propositalmente ou não, nunca iremos descobrir. Muita gente foi orientada de forma errada pelos próprios stafs, em geral um caos, chips que não funcionaram, atletas (se é que podemos chamar assim) sem nenhum tipo de educação ou postura, super irritados querendo confusão, dizendo que iriam lá bater no pessoal da organização, incitando os outros, algumas cenas lamentáveis, muitas vaias, gritos de cancela premiação e muito mais, o Junior desistiu de gravar, pois não são imagens que queremos publicar. Por outro lado, uma organização que tentava se desculpar e sem muito mais argumentos pela sua incompetência queria culpar os atletas. Dentro desse ninho, pais com suas Kids curtindo a corrida, muito foliões de Fritz e Frida curtindo o chope e nós com um olhar duplo querendo aproveitar tudo sem perder o mais importante, o espírito esportivo. Nos divertimos mesmo assim, indignados com tantas falhas, mas felizes por ter completado a prova e curtido os amigos.



Corrida pela July: Foi muito legal esta corrida ser no aniversário do Junior, tem tudo a ver com ele rssss. Não corremos juntos mas ficamos próximos. Eu estava torcendo para chover e meu santo foi forte, choveu legal he he. Amo correr em cidades diferentes pois a gente nunca sabe o circuito que nos espera. Tinha muitas subidas, leves inclinações que deixavam as pernas bambas, corri seguindo o fluxo acompanhando no relógio a distância, pois não havia marcações e tive que esperar um carro passar para prosseguir e olhar para os dois lados da rua para atravessar. Parecia que estava num treino longo de domingo de manhã e não numa prova. Logo no funil de largada senti meu nariz estava travado, não conseguia respirar pelas narinas o jeito foi respirar pela boca. Senti muita dificuldade com o ar, foi uma corrida difícil de respirar, cheguei esbaforida! Mas fui recebida com Chopp que o Jean ofereceu, então ficou tudo bem ;) .


Marido me acompanhando na reta final


Corrida pelo Junior: Correr em Blumenau é sempre muito bom, correr no aniversário é ótimo. 10k foram tranquilos, tirando vários imprevistos conforme comentados acima a ideia era correr junto da July o tempo todo, mas na largada nos perdemos, volta e meia olhava pra trás e conseguia ver a loirinha então foi de boa (quase). Lá pelo Km 6 em diante não conseguia manter meu ritmo bateu uma falta de ar e alguns corredores e corredoras me passaram, até aí tudo bem, mas no km 8 vi de longe um corredor que eu havia passado no km 2 e de repente alí estava o cidadão, como se ele não passou por mim? Mais tarde percebi que muita gente errou o caminho. Pensei em falar com ele, mas não faria bem nem pra mim e nem para ele, restou concluir a corrida de aniversário e ter em mente que cada prova é única então é preciso curtir o momento, seja ele bom ou ruim.



DESTAQUE DA CORRIDA:

Destaque da Corrida: Nosso destaque vai para todos os corredores dos 2,5km que correram caracterizados de Fritz e Frida, uma diversão total que deu um super brilho pro evento. Corridas temáticas são maravilhosas.


PARABÉNS A GALERA MAIS ANIMADA DA FESTA!


Pontos Fortes e pontos Fracos do Evento, lembrando que é a nossa opinião e de alguns amigos que participaram da prova.


Pontos Fortes do Evento:

  • Kit Corrida: Simples, mas a camisa era linda preta com amarelo e vermelho, bem das cores da bandeira da Alemanha, ficou de bom gosto.

  • Medalha/Troféu: Medalha personalizada em forma de caneco de chope e o troféu em forma de barril, lógico que seria destaque positivo.

  • Frutas: O Kit frutas padrão, mas estavam saborosas. Teve também chope grátis, mas só para quem estava fantasiado.

  • Corrida Kids: Somos sempre a favor de ver as crianças correrem, mesmo com a chuva não atrapalhou essa parte. Criança e chuva é uma combinação legal, quem aqui não amava brincar na chuva, he, he, he

  • Locutor: Já participamos de outras corridas com o Marcelo Strack ele é muito bom, divertido, sabe interagir e consegue manter o evento sempre em alta.

  • Patrocinadores e Brindes: Quem não gosta de um sorteio, e não faltou isso, os patrocinadores foram bem legais nesse ponto.



Pontos Fracos do Evento:


  • Organização: Sem dúvida a principal culpada pela corrida de rua com o maior número de pessoas insatisfeitas que presenciamos até hoje. Engraçado que parece até que eram dois organizadores distintos, um para a divulgação e outro para a execução. Quem acompanhou a divulgação ficou maravilhado por tudo o eu estava sendo divulgado, vídeos, músicas, convidados especiais, premiações, chope e diversão. No dia da prova foi um conjunto de erros que unidos, transformaram um super evento em um caos. Carregar o Nome Oktoberfest, deveria ser algo muito estudado, a prefeitura deveria ter escolhido a dedo o organizador.

  • Stafs: Para o circuito foram INSUFICIENTES, na nossa visão essa falha causou toda a cascata de reclamações, sem sinalização adequada e sem pessoa para orientar o caminho, muita gente não sabia onde retornar, cortaram caminho, percorreram distancias erradas, para mais e para menos, foi um caos gigante.

  • Água: dois pontos de hidratação ambos com água quente, na chegada novamente água quente, será que o gelo é algo tão caro assim?

  • Funil de Largada: Quem disse que corredor tem medo de chuva? Fizeram a largada debaixo da tenda principal, ficou uma lata de sardinha espremida, estreito, muito perigoso na largada.

  • Chips: Retornáveis, nada de mais, mas muitos não estavam funcionando então já podem imaginar a confusão que deu.

  • Sinalização: O Junior e eu fizemos 10km e só nos restou seguir o fluxo, sem marcação nas ruas, você não sabia se entrava ou se seguia reto, dividíamos a rua com os carros com a cara e a coragem. Guarda municipal vimos em 3 pontos, depois era tudo por nossa conta e por fim muita confusão na chegada, muita gente espremida.

  • Premiação: Com todos os problemas de percurso, tempos que não foram computados, a premiação foi algo bem feio de se assistir, chamaram o pessoal trajado e tudo bem, foi normal, quando chegou na hora de premiar geral 5 e 10, virou uma confusão só ninguém se entendia, a organização sem voz ativa, corredores exaltados e confusos, na categoria dos 10k, foi um pouco mais tranquila, mas mesmo assim ficou algo sem brilho.

  • Corredores: No nosso lado teve um “campeão” que nos deu vergonha, ele é rápido ganhou, mas a atitude de incitar os demais e de querer bater nos organizadores foi lamentável. Muitos mesmo super irritados, como se fosse essa a última corrida da vida. Uma coisa é você lutar por seus direitos, mas a outra é transformar os erros da organização em um motivo de extrema ira. Não estamos defendendo a organização, mas cadê a essência do esporte? Haverá outras corridas, outros pódios. Se o corredor se acha o melhor, parta para competições oficiais, estruturadas de forma diferente, enfim, postura de cidadão, de pessoas do bem. Confesso que em alguns momentos achamos que a coisa sairia totalmente do controle.

CUSTO DA CORRIDA

Para essa prova Foi:

Inscrição: R$ 69,00 cada um total de R$ 138,00.

Combustível: R$ 50,00

Pedágio: R$ 2,60 ida e volta R$ 5,20

Almoço: 59,00

Custo Total: R$ 252,20


Resumo: Foi bem divertida se você considerar as pessoas que desejaram se divertir. Em relação a organização foi péssima. Se iríamos novamente caso tenha? Sim, mas com outro foco, não para correr, mas sim para participar junto com a galera fantasiada, ganhar chope de graça e depois curtir o mundo Oktoberfest.



Esse é da July

Desafio Running

GALERIA DE FOTOS:





 Siga o ARTeFATo: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page